Coreia do Sul detecta sinais de que o Norte prepara lançamento de míssil

Seul, 4 Set 2017 (AFP) - A Coreia do Sul detectou sinais de que Pyongyang prepara um novo lançamento de míssil que poderia consistir em um artefato balístico intercontinental (ICBM), anunciou nesta segunda-feira o ministério da Defesa.

Indícios de que a Coreia do Norte "prepara um novo disparo de míssil balístico foram detectados constantemente desde o teste de domingo", afirmou o ministério em referência ao sexto teste nuclear norte-coreano.

Seul não revelou o momento em que poderia acontecer o disparo.

Neste contexto, Seul e Washington reforçarão o escudo de defesas antimísseis THAAD já instalado na Coreia do Sul, informou o ministério.

"Muito em breve serão deslocados temporariamente outros quatro lançadores restantes, após consultas entre Coreia do Sul e Estados Unidos, para contra-atacar as crescentes ameaças nucleares e de mísseis procedentes do Norte".

O sexto teste nuclear norte-coreano teve uma potência estimada de 50 quilotons, afirmou uma fonte do ministério da Defesa durante uma reunião de emergência no Parlamento.

Pyongyang provocou uma grande consternação na comunidade internacional no domingo ao executar o seu teste nuclear de maior potência até o momento. A Coreia do Norte afirma que testou uma bomba H que poderia ser montada sobre um míssil intercontinental.

"A potência da explosão do teste nuclear norte-coreano está estimada em 50 quilotons", disse a fonte sul-coreana.

Esta quantidade de energia representaria cinco vezes mais que o último teste nuclear realizado por Pyongyang em setembro do ano passado, e três vezes mais que a bomba americana que destruiu a cidade japonesa de Hiroshima em 1945.

A fonte não confirmou se o teste utilizou uma bomba de hidrogênio e afirmou apenas que parece ter empregado "uma variedade de material nuclear".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos