Furacão Irma chega à categoria 4 e Flórida decreta emergência

Miami, 4 Set 2017 (AFP) - O furacão Irma aumentou sua intensidade para categoria 4 nesta segunda-feira em seu avanço para as ilhas do Caribe, local que atingirá entre terça e quarta-feira, enquanto a Flórida declarou estado de emergência diante da aproximação do fenômeno.

"Irma é um furacão categoria 4 na escala Saffir-Simpson (de 5). Espera-se que se fortaleça mais nas próximas 48 horas", escreveu o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, em seu boletim das 21h00 GMT.

Em uma ordem executiva, o governador da Flórida, Rick Scott, declarou estado de emergência em todos os condados a fim de que os gabinetes locais e estatais estejam preparados para a chegada desta "perigosa tempestade" no final da semana.

Na tarde desta segunda-feira, o olho de Irma estava 790 km a leste das Pequenas Antilhas e soprava com ventos máximos de 215 km/h.

Em seu deslocamento para oeste a 20 km/h, espera que chegue às Pequenas Antilhas entre terça-feira à noite e a manhã de quarta-feira, quando também alcançará Porto Rico.

O NHC colocou sob advertência de furacão algumas ilhas das Antilhas como Antígua, Barbuda, Anguilla, Montserrat, São Cristóvão e Nevis, Saba, Santo Eustáquio, São Martinho e St. Barth.

Sob vigilância de furacão estão Porto Rico, as Ilhas Virgens e Guadalupe.

A advertência indica que o furacão é iminente nas próximas 36 horas, enquanto a vigilância assinala que a sua chegada acontecerá em 48 horas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos