Governo da Colômbia e guerrilha do ELN acertam cessar-fogo bilateral

Quito, 4 Set 2017 (AFP) - O governo da Colômbia e o ELN, que mantêm negociações de paz, acertaram um cessar-fogo bilateral, anunciou nesta segunda-feira a guerrilha, às véspera da visita do papa Francisco ao país.

"Sim, podemos! Agradecemos a todas e todos que apoiaram decididamente os esforços para alcançar este #CessarFogoBilateral", indica a delegação negociadora do ELN no Twitter.

A guerrilha afirmou em outras conta no Twitter que o cessar-fogo corresponde em parte à visita do pontífice, que apoiou o acordo de paz com as Farc, que agora se transformaram em um partido político.

"Dissemos que a visita do papa Francisco deveria ser uma motivação extra para acelerar a busca de acordos, que têm como principais destinatários as comunidades que padecem das consequências lamentáveis do conflito", assinala o ELN.

"Passados os dias de celebração pela presença de Francisco na Colômbia, seguiremos empenhados em avançar para da desescalada do conflito, até que a Paz Completa seja uma realidade", acresenta o texto.

O cessar-fogo foi acertado durante o terceiro ciclo de negociações de paz que o governo do presidente Juan Manuel Santos e o Exército de Libertação Nacional (ELN) mantêm no Equador desde fevereiro.

A rodada deveria concluir na sexta, mas foi estendida em duas ocasiões até segunda.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos