Líderes dos BRICS condenam teste nuclear norte-coreano

Xiamen, China, 4 Set 2017 (AFP) - Os cinco líderes do grupo dos BRICS criticaram de modo veemente nesta segunda-feira o teste nuclear mais recente da Coreia do Norte.

"Condenamos energicamente o teste nuclear da RDPC" (República Democrática Popular da Coreia), afirma o comunicado assinado pelos governantes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, reunidos para o encontro de cúpula anual.

"Expressamos nossa profunda preocupação pela tensa e prolongada situação do tema tema nuclear na península coreana", afirma a declaração da reunião de cúpula, que acontece na cidade de Xiamen, sudeste da China.

O grupo acredita que a questão "deveria ser resolvida de maneira pacífica e com um diálogo direto entre todas as partes envolvidas".

A Coreia do Norte anunciou no domingo que testou uma bomba de hidrogênio com uma potência muito maior que dos testes anteriores, "um êxito total" segundo a imprensa estatal de Pyongyang.

O ministério da Defesa da Coreia do Sul calculou que o sexto teste nuclear norte-coreano teve uma potência estimada de 50 quilotons.

azk-dma/sm/pa/acc/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos