Marinha sul-coreana faz exercícios com fogo real para advertir Pyongyang

Seul, 5 Set 2017 (AFP) - A Marinha sul-coreana executou exercícios com fogo real e de grande envergadura nesta terça-feira em advertência à vizinha Coreia do Norte contra qualquer provocação no mar, informou a força naval, dois dias depois do maior teste nuclear já realizado por Pyongyang.

Dos exercícios executados no Mar do Japão participaram a fragata de 2.500 toneladas Gangwon, um barco patrulha de 1.000 toneladas e um navio lançador de mísseis, entre outras embarcações, informou a Marinha sul-coreana.

"Se o inimigo fizer uma provocação na superfície ou debaixo d'água, nós vamos imediatamente reagir para sepultá-lo no mar", disse o comandante sul-coreano Choi Young-chan, chefe do 13º Grupo de Batalha Marítima.

A Coreia do Norte acionou o alarme mundial no domingo ao realizar seu teste nuclear de maior potência, assegurando ter detonado uma bomba de hidrogênio capaz de ser colocada em um míssil balístico intercontinental de longo alcance.

Em resposta, a Coreia do Sul lançou mísseis balísticos simulando um ataque contra o local norte-coreano de testes nucleares.

O presidente americano, Donald Trump, e seu homólogo sul-coreano, Moon Jae-In, concordaram nesta segunda-feira - em uma conversa telefônica - eliminar o limite de carga útil transportada pelos mísseis da Coreia do Sul, limitada a 500 quilos por um acordo bilateral de 2001.

Trump disse também que quer aprovar a venda por "vários bilhões de dólares de armamento e equipamento americano à Coreia do Sul", segundo um comunicado da Casa Branca.

As tensões aumentaram na península coreana após o lançamento de vários mísseis pela Coreia do Norte, incluindo dois com aparente capacidade de atingir o território continental dos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos