Rússia lança mísseis contra o EI em Deir Ezzor

Moscou, 5 Set 2017 (AFP) - Um navio de guerra russo disparou mísseis nesta terça-feira a partir do Mediterrâneo em direção a posições do grupo Estado Islâmico (EI) perto de Deir Ezzor, capital da última província da Síria controlada pelos jihadistas, anunciou Moscou.

Os mísseis, lançados pela fragata "Almirante Essen", tinham como alvo "uma zona fortificada próxima da cidade de Al Shula, controlada por um grupo de bandidos constituído de combatentes procedentes da Rússia e de países da CEI", Comunidade de Estados Independentes, afirma um comunicado divulgado pelo ministério da Defesa.

Com o ataque, o exército russo matou uma "grande quantidade de militantes e destruiu passagens de controle, um centro de comunicações, depósitos de armas e munições, assim como uma oficina para recuperar veículos blindados".

"Os disparos dos mísseis de cruzeiro Kalibr permitem assegurar o avanço com êxito das tropas governamentais s[iria e perturbam os planos dos combatentes do EI", afirma o comunicado.

O exército sírio, apoiado pela Força Aérea russa, enfrentava nesta terça-feira uma grande resistência do EI na entrada de Deir Ezzor, leste do país.

A imprensa oficial síria informou no início da tarde que as tropas de Damasco conseguiram romper o cerco que o grupo extremista mantinha há mais de dois anos sobre uma área controlada pelo governo em Deir Ezzor.

A perda de Deir Ezzor e da província rica em petróleo - a última da Síria ainda controlada pelos jihadistas - acabaria com a presença do EI na Síria, três ano depois de um avanço meteórico.

Um segundo reduto governamental, na periferia sul, formado por um aeroporto militar e três bairros, também está cercado pelos jihadistas. As forças do regime ainda não chegaram ao local.

A fragata "Almirante Essen" disparou em 23 de junho mísseis Kalibr contra posições do EI na região de Hama (centro).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos