Furacão Irma atinge a ilha caribenha de Barbuda

Saint John's, Antígua e Barbuda, 6 Set 2017 (AFP) - O furacão Irma, que alcançou a categoria máxima, tocou a terra na madrugada desta quarta-feira na ilha de Barbuda e segue avançando pelo Caribe, onde pode provocar tempestades e ondas gigantes.

O olho do furacão de categoria 5, a máxima na escala que mede este fenômeno meteorológico, passou por Barbuda por volta das 2H00 locais (3H00 de Brasília), com ventos de até 295 km/h, anunciou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, com sede em Miami.

Irma avança pelo Caribe em direção noroeste, no sentido das Ilhas Virgens e de Porto Rico, e pode provocar ondas de até seis metros de altura em alguns pontos da costa, segundo o NHC.

Quando passou pelo Atlântico, Irma tinha "uma intensidade sem precedentes", anunciou o serviço francês de meteorologia, Météo France.

O organismo advertiu que, com ventos que alcançam 295 km/h perto do centro e rajadas de até 360 km/h, o furacão "constitui um fenômeno extremamente perigoso".

O Météo France deixou as ilhas francesas de São Martinho e São Bartolomeu em alerta.

Em São Martinho, que está dividida entre uma zona francesa e outra holandesa, e em São Bartolomeu, de jurisdição francesa, se esperam "impactos maiores", com "ondas de até 12 metros" no litoral.

Em Guadalupe, um departamento francês de ultramar, as autoridades criaram albergues, principalmente em escolas e igrejas.

O furacão poder atingir até o fim da semana a costa leste dos Estados Unidos, apenas alguns dias depois da passagem devastadora do furacão Harvey, de categoria 4, que deixou pelo menos 42 mortos e muitos danos materiais, especialmente no estado do Texas.

O presidente americano, Donald Trump, declarou estado de emergência na Flórida, em Porto Rico e nas Ilhas Virgens para liberar fundos em caso de necessidade durante a passagem do furacão Irma.

burs-lv/dab/an-pa/pc/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos