Príncipe Henrik da Dinamarca sofre de demência (Palácio)

Estocolmo, 6 Set 2017 (AFP) - O marido da rainha Margrethe II da Dinamarca, o príncipe consorte Henrik, de origem francesa, sofre de demência, anunciou o palácio real nesta quarta-feira.

"Após uma ampla investigação, e mais recentemente uma série de exames médicos durante o verão, uma equipe de especialistas do hospital de Copenhague concluiu que sua Alteza Real, o Príncipe Henrik, sofre de demência", indicou a Casa Real da Dinamarca em um comunicado.

O mal de Alzheimer é a forma mais comum de demência, mas o palácio não deu mais detalhes sobre a condição de Henrik.

"Este diagnóstico implica uma degradação das funções cognitivas do príncipe", acrescentou.

Segundo o diagnóstico, isto "pode vir acompanhado de mudanças em seu comportamento, suas reações, seu julgamento e sua vida emocional, e pode portanto afetar todo tipo de contatos com o mundo exterior".

Em consequência, o príncipe consorte diminuirá suas atividades, acrescentou a Casa Real.

Com 83 anos de idade, o marido da rainha Margrethe II se retirou da vida pública em janeiro de 2016. Os dinamarqueses sabem da sua frustração por não ter obtido o título de rei, um rancor que aumentou nos últimos anos.

No início de agosto, declarou publicamente que não quer ser enterrado junto com sua esposa na necrópole real da catedral de Roskilde, uma tradição entre os casais da realeza.

O príncipe considera que não tem uma relação de igualdade com sua esposa em vida, e portanto também não quer acompanhá-la na morte, informou ao jornal BT a chefe de comunicação do palácio, Lene Balleby.

A porta-voz explicou nesta quarta-feira à televisão dinamarquesa que o príncipe não tem intenção de mudar de parecer após o anúncio da sua doença.

O palácio não informou se a decisão de Henrik sobre suas últimas vontades está relacionada com a demência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos