EUA: Congresso aprova lei de ajuda por Harvey e aumenta teto da dívida

Washington, 8 Set 2017 (AFP) - O Congresso americano aprovou, nesta sexta-feira (8), uma lei que destina 15,25 bilhões de dólares em ajuda para os estados afetados pela passagem do furacão Harvey e amplia por três meses o teto da dívida do governo federal.

Aprovada no Senado na quinta-feira, a lei recebeu o apoio da maioria da Câmara dos Representantes, com 316 votos contra 90. Ela também amplia o financiamento do governo até dezembro. Agora, segue para sanção do presidente Donald Trump.

A assistência de emergência pelo furacão Harvey chega quando o gigantesco furacão Irma já ameaça o estado da Flórida.

Trump chegou a um acordo com a oposição democrata, apesar da reticência dos legisladores do partido republicano. Eles queriam que as medidas acerca da dívida e do orçamento fossem acompanhadas de cortes de gastos e que valessem pelo menos até o fim de 2018.

A lei evita que o governo interrompa os pagamentos em 1 de outubro e permite que siga funcionando sem problemas até dezembro, evitando assim a paralisação absoluta, ou "shutdown", da administração federal até essa data.

Democratas e republicanos ainda devem chegar a um acordo sobre uma solução definitiva para as questões da dívida e do orçamento. Os temas envolvem o financiamento da construção de um muro na fronteira com o México, que é rechaçado pelos democratas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos