Katia atinge leste do México e passa de furacão a tempestade tropical

Tecolutla, México, 9 Set 2017 (AFP) - O furacão Katia tocou a terra na noite de sexta-feira na costa do estado mexicano de Veracruz, no Golfo do México, perdendo força e passando à categoria 1 na escala Saffir-Simpson (1 a 5), antes de ser rebaixado novamente à categoria de tempestade tropical.

Katia atingiu a terra no norte de Tecolutla, México, com ventos firmes de 120 km/h, informou um boletim das 03H00 GMT (24H00 Brasília) do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

O fenômeno perdeu força durante a madrugada, depois de atingir a costa leste do país.

Katia pode provocar fortes chuvas e inundações de rios, no momento em que o México começa a se recuperar do terremoto de 8,2 graus de magnitude registrado na quinta-feira à noite e que deixou pelo menos 61 mortos.

O governo decretou alerta na costa de Veracruz, no vizinho estado de Tamaulipas e em outras zonas do centro e do leste do país na rota do furacão.

Estima-se que mais de um milhão de pessoas serão afetadas pela passagem de Katia.

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, pediu à população da costa do Golfo do México e do centro do país que tenha "extrema precaução" diante de inundações.

jla-sem/lr/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos