Nigéria desbarata planos de ataques coordenados do Boko Haram

Lagos, 9 Set 2017 (AFP) - Autoridades nigerianas informaram neste sábado que desbarataram planos de ataques coordenados do Boko Haram em todo o país durante os festejos muçulmanos do Aid.

A agência de inteligência nigeriana (DSS) indicou ter desbaratado "planos destinados a causar desordem e destruição" no fim de semana passado, festivo na Nigéria.

"O plano consistia em ataques com armas e atentados suicidas contra determinados alvos da capital federal e dos estados de Abuja, Kano, Kaduna, Niger, Bauchi, Yobe e Borno", detalhou o porta-voz da agência, Tony Opuiyo.

O suposto organizador dos ataques, identificado como Husseini Mai-Tangaran, foi preso na cidade de Kano em 31 de agosto, o que levou à prisão de outras pessoas", assinalou.

Mai-Tangaran foi apresentado como comandante da facção Abu Mus'ab al-Barnawi do Boko Haram, apoiada pelo grupo Estado Islâmico.

As forças de segurança da Nigéria anunciam com regularidade que desbaratam planos de ataque importantes do Boko Haram, o que resulta em prisões, mas o anúncio de acusações e julgamentos é mais raro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos