Trump declara estado de catástrofe natural na Flórida

Washington, 10 Set 2017 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, declarou neste domingo estado de catástrofe natural na Flórida, medida que permite desbloquear verbas e recursos federais suplementares para socorrer a península varrida pelo gigantesco furacão Irma.

Os fundos federais incluem "subvenções para aluguel temporário e reparo de residências, créditos de baixo custo para cobrir prejuízos em propriedades não seguradas e outros programas de ajuda a particulares e empresários para que se recuperem dos efeitos do desastre", assinalou a Casa Branca.

"Vou à Flórida muito em breve", disse Trump aos jornalistas ao regressar à Casa Branca após uma reunião com funcionários da Segurança Nacional e de gestão de emergências na residência presidencial de Camp David.

"Neste momento estamos preocupados com as vidas, e não com os prejuízos" provocados pelo Irma, destacou o presidente.

Irma atingiu neste domingo o conjunto das ilhas de Florida Keys como furacão de categoria 4, com rajadas de vento intensas de até 215 km/h, mas caiu para a categoria 2, com ventos de até 177 km/h, por volta das 21H00 GMT (18H00 Brasília), quando seu olho se encontrava a apenas 8 km de Naples, sobre a costa oeste do Estado, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos