Venezuela elege governadores em 15 de outubro

Caracas, 12 Set 2017 (AFP) - As eleições regionais na Venezuela foram fixadas para o próximo dia 15 de outubro, por decisão do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), anunciou nesta segunda-feira o organismo.

"As eleições de governadores" nos 23 estados do país "serão realizadas no domingo, 15 de outubro", informou o CNE, destacando que 18,9 milhões de pessoas estão habilitadas a votar.

A campanha eleitoral ocorrerá entre 23 de setembro e 12 de outubro.

No total, há 19,8 milhões de eleitores na Venezuela, mas o Distrito Capital não vota para governador.

A Assembleia Constituinte, que dirige a Venezuela como um suprapoder e é rejeitada pela oposição, decidiu antecipar as eleições de governadores de dezembro para outubro, mas sem fixar uma data.

A princípio, a eleição estava marcada para dezembro de 2016, mas foi adiada - sem justificativa - pelo CNE, acusado pela oposição de servir ao governo do presidente Nicolás Maduro.

O presidente havia marcado a votação para dezembro de 2017.

A oposição acusa o CNE de ter forjado uma fraude nas eleições para a Constituinte, em 30 de julho, ao anunciar a participação de mais de oito milhões de venezuelanos na votação.

A coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) não apresentou candidatos à Constituinte, por considerar o órgão um instrumento de Maduro para instaurar "uma ditadura", mas concorrerá nas eleições para governadores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos