Romênia resgata migrantes no Mar Negro

Midia, Rumania, 13 Set 2017 (AFP) - Mais de 150 migrantes foram resgatados na madrugada de quarta-feira no Mar Negro, perto da costa romena, quando sua embarcação estava naufragando.

Este é o quinto barco com migrantes interceptado pelas autoridades romenas desde agosto. O país enfrenta o aumento do uso desta rota por embarcações procedentes da Turquia.

O barco, localizado a 35 milhas náuticas do litoral romeno, foi rebocado até o porto de Midia (leste) por um navio da polícia de fronteira.

"No total, 153 pessoas, entre elas 53 crianças e 51 mulheres, estavam a bordo", declarou o vice-comandante da Guarda Costeira na cidade de Constanta, Cristian Cicu.

"O mar estava muito agitado, com ondas de dois a três metros. Estas pessoas estavam em uma situação muito perigosa e corriam o risco de afogamento ou do naufrágio da embarcação", completou.

Os migrantes, em sua maioria iraquianos, passaram por exames médicos e foram enviados para as autoridades migratórias.

A Romênia, que permaneceu à margem do fluxo migratório por muito tempo, teme que o Mar Negro se transforme em uma rota alternativa ao Mar Mediterrâneo para alcançar a Europa. Um total de 570 migrantes foram interceptados no último mês, contra um número muito reduzido desde 2015.

at-mr/smk/lch/es/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos