Topo

Trump anuncia visita a China, Japão e Coreia do Sul em novembro

14/09/2017 17h44

Washington, 14 Set 2017 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira a intenção de visitar China, Japão e Coreia do Sul em novembro, em sua primeira viagem à Ásia.

A bordo do avião presidencial Air Force One, Trump disse que uma delegação americana viajará a estes três países em novembro e que ele possivelmente assistirá à cúpula da APEC no Vietnã no mesmo mês.

O presidente afirmou, ainda, ter sido convidado pelo contraparte filipino, Rodrigo Duterte, a participar de uma cúpula da ASEAN naquele país, mas não revelou se aceitará o convite.

O anúncio antecipa uma ambiciosa primeira visita a uma região vital para os interesses econômicos e de segurança americanos.

A visita provavelmente estará centrada no comércio e nos programas nuclear e balístico da Coreia do Norte, um dos principais desafios de Trump desde que ele assumiu a Presidência.

Também será uma oportunidade para o presidente pressionar seu contraparte chinês, Xi Jinping, para interceder ante Pyongyang, depois do Congresso do Partido Comunista, em outubro.