Primeira-ministra sérvia participará no domingo da Gay Pride

Belgrado, 15 Set 2017 (AFP) - Ana Brnabic, a primeira-ministra sérvia abertamente lésbica, participará no domingo da parada do Orgulho Gay (Gay Pride), um gesto sem precedentes em um país muito tradicional, onde os defensores dos direitos dos homossexuais esperam que ela apoie suas reivindicações.

Há vários anos, o desfile do Orgulho Gay ocorre em Belgrado sem incidentes, mas sob forte vigilância policial. Em 2011, foi salpicado de atos de violência, que deixaram mais de cem feridos e não foi realizado nos três anos seguintes.

Em junho, Ana Brnabic, de 41 anos, tornou-se a primeira-mulher chefe de governo na Sérvia, país de sete milhões de habitantes, a maioria cristãos ortodoxos.

Ela é uma das poucas personalidades abertamente homossexuais a chefiar um governo no mundo e a primeira no leste europeu.

Ativistas LGTBI (lésbicas, gays, transgêneros, bissexuais e intersexuais) duvidam, no entanto, em qualificar sua ascensão política como uma vitória na luta por sua causa e pedem que, ao invés de fazer gestos simbólicos, impulsione legislações como a união entre pessoas do mesmo sexo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos