Tillerson se reúne com Lavrov antes da Assembleia da ONU

Nova York, 18 Set 2017 (AFP) - O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, se reuniu com o chanceler russo, Sergei Lavrov, no domingo em Nova York, antes da abertura da Assembleia Geral da ONU, segundo sua agenda pública.

Após o encontro, no escritório da delegação russa na ONU, Tillerson deixou o local sem falar com a imprensa, que havia sido inicialmente convidada para cobrir o começo da reunião, mas que foi retirada amtes da chegada do secretário de Estado.

A porta-voz do ministério russo das Relações Exteriores, Maria Zakharova, disse aos repórteres que a "reunião foi sobre a cooperação na Síria, temas da crise no Oriente Médio e o acordo de Minsk", mas ao ser questionada sobre como foi o encontro, respondeu que ela não estava presente.

Os dois chefes diplomáticos decidiram se encontrar depois que os Estados Unidos ordenaram o fechamento de um consulado russo em represália a uma medida similar, em que Moscou obrigou Washington a reduzir sua presença diplomática na Rússia.

Os Estados Unidos esperam que a Rússia ajude a resolver a crise na Síria, onde as duas potências têm forças militares combatendo o grupo Estado Islâmico, e a crescente tensão com a Coreia do Norte por seu programa nuclear e de mísseis balísticos.

No sábado, a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos na Síria acusou a Rússia de bombardear combatentes sírios apoiados por Washington, apesar da negativa de Moscou.

O presidente russo Vladimir Putin não participará da Assembleia Geral da ONU, enquanto o americano Donald Trump vai discursar na terça-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos