Turquia inicia exercício militar na fronteira com o Iraque

Ancara, 18 Set 2017 (AFP) - As Forças Armadas da Turquia anunciaram nesta segunda-feira o início de um exercício militar na fronteira com o Iraque, uma semana antes do referendo de independência do Curdistão iraquiano, que tem a oposição de Ancara.

As forças turcas indicaram em um comunicado que "paralelamente ao exercício, as operações antiterroristas na região de fronteira continuam".

O sudeste da Turquia registra combates diários entre as forças turcas e os separatistas curdos do PKK desde a ruptura, em 2015, de um cessar-fogo que pretendia acabar com um conflito que deixou mais de 40.000 mortos desde 1984.

Testemunhas afirmaram que viram até 100 veículos militares, incluindo tanques, na fronteira iraquiana nesta segunda-feira.

Ancara repetiu diversas vezes sua oposição à organização do referendo de 25 de setembro no Curdistão iraquiano e advertiu que "terá um preço".

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou na semana passada uma reunião do Conselho de Segurança turco em 22 de setembro para examinar o tema.

No domingo, ele informou que conversaria com o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, que também é contrário à consulta, à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova York.

A Turquia, que mantém boas relações comerciais com Erbil, teme um eventual efeito contagioso que poderia ser provocado pela criação de um Estado curdo em sua fronteira.

A ONU propôs a conclusão dentro de três anos de um acordo entre o Curdistão iraquiano e o governo federal de Bagdá sobre o estatuto da região autônoma, em troca do adiamento do referendo.

raz-lsb/ezz/lch/pa/acc/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos