Grupo Estado Islâmico expulso de 90% da cidade síria de Raqa

Beirute, 20 Set 2017 (AFP) - As Forças Democráticas Sírias (FDS), com o apoio dos Estados Unidos, controlam 90% da cidade síria de Raqa, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Graças aos ataques aéreos intensivos da coalizão liderada pelos Estados Unidos, o EI se retirou em 48 horas de pelo menos cinco bairros. As Forças Democráticas Sírias (FDS) controlam 90% da cidade", disse à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

De acordo com ele, os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) "perderam todos os bairros no norte de Raqa (...) e estão confinados no centro da cidade".

O diretor do OSDH ressaltou, no entanto, que o avanço das FDS nos 10% restantes da cidade pode ser complicado pela quantidade de minas colocadas pelos jihadistas nos bairros de Raqa.

As FDS entraram no início de junho em Raqa e estão mais perto do que nunca de tomar a cidade do norte da Síria, que era a "capital" de fato do grupo extremista neste país em guerra.

A coalizão internacional fornece apoio aéreo às FDS, que iniciaram uma grande ofensiva em novembro para expulsar o EI da cidade que o grupo controlava desde 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos