Topo

Incidentes deixam mais de 90 feridos durante referendo na Catalunha

01/10/2017 14h19

Barcelona, 1 Out 2017 (AFP) - Pelo menos 92 pessoas ficaram feridas neste domingo (1º) em incidentes ocorridos quando a polícia agiu para tentar impedir a realização do referendo de independência na Catalunha - anunciaram os serviços de Saúde regionais.

Um porta-voz disse que 465 pessoas foram atendidas em hospitais e centros médicos, entre elas dois feridos graves - um com uma lesão no olho, e outro que sofreu um infarto durante uma intervenção policial em Lérida, a 150 quilômetros de Barcelona.

Já o Ministério espanhol do Interior informou que nove policiais federais e três guardas civis ficaram feridos.

Desde o amanhecer, centenas de pessoas tinham se concentrado diante dos colégios eleitorais assinalados pelo governo regional catalão para a celebração da consulta, proibida por Madri.

Seu objetivo era votar e também "proteger" pacificamente esses centros, impedindo a polícia - que tinha ordens de mantê-los fechados - de acessá-los.

A Polícia e a Guarda Civil entraram à força em diferentes colégios, sobretudo em Barcelona e Gerona, reduto do presidente catalão, o separatista Carles Puigdemont.

Em alguns casos, os agentes dispararam contra quem ofereceu resistência, usando balas de borracha, segundo várias testemunhas entrevistadas pela AFP.

Pessoas que estavam nesses locais compartilharam, nas redes sociais, imagens dos incidentes, que mostravam alguns manifestantes sendo empurrados pela polícia, ou até mesmo atacados com cacetetes.