Madri fará tudo o que a lei permite para impedir declaração catalã de independência

Madri, 2 Out 2017 (AFP) - O ministro espanhol da Justiça, Rafael Catalá, afirmou nesta segunda-feira que o governo fará "tudo o que a lei permite para impedir" uma declaração unilateral de independência na Catalunha.

O Executivo regional anunciou esta possibilidade no domingo à noite, após a conclusão do referendo de autodeterminação proibido pela justiça, quando seu presidente Carles Puigdemont disse que os catalãs "ganharam o direito de ter um Estado independente".

"Se alguém pretende declarar a independência de uma parte do território em relação à Espanha, como não pode, como não está dentro de suas competências, será necessário fazer tudo o que a lei permite para impedir que isto aconteça", respondeu, no entanto, o ministro da Justiça.

O ministro considerou que é "evidente" a necessidade de "recuperar o diálogo entre todas as forças políticas", depois de um dia no qual a polícia reprimiu os manifestantes que queriam votar na consulta proibida.

No entanto, ele fez uma advertência para uma futura negociação política: "Que ninguém imagine que como consequência do conflito que foi gerado nos últimos tempos alguém vai obter vantagens, isto seria pagar um preço por uma chantagem".

O presidente do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, se reunirá nesta segunda-feira à tarde com o líder da oposição socialista, Pedro Sánchez, e com o do partido centrista 'Ciudadanos', Albert Rivera, que apoia o governante Partido Popular no Parlamento, onde é minoritário.

Eles devem abordar o futuro político imediato, mas um diálogo do primeiro-ministro conservador com Barcelona é considerado muito difícil, após as críticas que recebeu pelas imagens da polícia agredindo as pessoas que desejavam votar na consulta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos