Israel suaviza bloqueio aos Territórios Palestinos durante festa judaica

Jerusalém, 6 Out 2017 (AFP) - Israel decidiu nesta sexta-feira suavizar o bloqueio aos Territórios Palestinos para permitir a entrada de palestinos que trabalham em seu território durante o festival judeu do Sukkot, que começou quarta-feira, informou o Exército.

No início desta semana, o exército israelense havia anunciado que iria bloquear a Cisjordânia ocupada e a Faixa de Gaza por onze dias, até 14 de outubro, à meia-noite.

Mas, no final, autorizou a entrada dos palestinos da Cisjordânia que trabalham em Israel "de acordo com as necessidades do mercado" e em dias que não são realmente festivos durante esse período, explicou um porta-voz do exército à AFP.

A medida se aplicará aos palestinos empregados na agricultura e nos hospitais, de acordo com a imprensa.

Israel, que controla todo o acesso aos Territórios Palestinos (exceto na fronteira sul da Faixa de Gaza com o Egito, quase permanentemente fechada), geralmente anuncia o fechamento dos mesmos.

Mesmo assim, o bloqueio anunciado na terça-feira surpreendeu por sua duração, o que foi justificado com o argumento de que um palestino com autorização de trabalho israelense matou três israelenses no dia 26 de setembro na entrada de uma colônia da Cisjordânia antes de ser morto.

O Sukkot comemora a passagem dos judeus pelo Sinai para a Terra Santa, após seu êxodo do Egito, de acordo com a Bíblia.

mib-lal/bpe/jvb/es/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos