México cria maior área natural protegida sem pesca da América do Norte

México, 7 Out 2017 (AFP) - O governo mexicano anunciou nesta sexta-feira que a reserva de Revillagigedo, um arquipélago no Oceano Pacífico a 400 km do balneário de Cabo San Lucas (costa oeste do México), se transformará na maior área natural protegida sem atividade pesqueira da América do Norte.

"Com o objetivo de garantir a máxima proteção deste patrimônio da humanidade, será usada a categoria de conservação mais restritiva existente em nossa legislação e se proibirá todo tipo de pesca", informou o ministério do Meio Ambiente mexicano em um comunicado.

A fonte acrescentou que ao lhe dar categoria de Parque Nacional, tampouco se permitirá construir infraestrutura hoteleira no arquipélago de 14,8 milhões de hectares.

O arquipélago de Revillagigedo é formado por três ilhas e ilhotas descobertas entre 1533 e 1615, onde habitam diversas espécies de peixes, crustáceos e aves, algumas ameaçadas, como o gavião de cauda vermelha.

Além disso, é uma área onde anidam quatro das seis tartarugas marinhas que habitam a costa do México.

"Sua porção marinha constitui um patrimônio natural único ao possuir ecossistemas marinhos e terrestres frágeis excepcionalmente bem conservados", acrescentou o comunicado.

Em 2008, o governo declarou o arquipélago Reserva da Biosfera e em 17 de julho passado foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos