Exército turco lança operação de reconhecimento no norte da Síria

Istambul, 9 Out 2017 (AFP) - O Exército turco iniciou no domingo (8) uma operação de reconhecimento na província de Idlib, no norte da Síria, com o objetivo de instalar uma zona de distensão para pôr fim à guerra que devasta o país - anunciou o Estado-Maior nesta segunda-feira (9).

"As Forças Armadas turcas iniciaram em 8 de outubro atividades de reconhecimento para estabelecer postos de observação no âmbito da operação que acontece na província de Idlib", afirmou o Exército turco em um comunicado.

"Os integrantes das Forças Armadas turcas prosseguem sua missão na zona, no marco das regras de ação adotadas" no "processo de Astana", indicou o comunicado do Estado-Maior turco.

Em Astana, Rússia e Irã, aliados do governo sírio, e Turquia, que apoia uma parte da oposição, chegaram a um acordo para criar quatro "zonas de distensão" com o objetivo de acabar com a guerra na Síria.

Os acordos de cessar-fogo excluem as forças extremistas do Estado Islâmico (EI) e Tahrir al-Sham, aliança militar dominada pelo Fateh al-Sham, conhecido antes como Frente Al-Nusra, braço armado da Al-Qaeda.

No domingo, houve tiroteios entre as forças turcas e extremistas em Idlib, na fronteira entre Turquia e Síria, indicaram testemunhas e o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

No domingo de manhã, combatentes do Tahrir al-Sham dispararam contra tropas turcas que demoliam uma parte do muro que separa Turquia de Idlib, afirmou o OSDH.

No sábado, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, havia declarado que os rebeldes sírios apoiados por Ancara lançaram uma nova operação em Idlib.

A província de Idlib é a única do noroeste sírio que não está nas mãos do governo de Bashar al-Assad.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos