Briga diplomática entre EUA e Turquia não afeta laços militares (Pentágono)

Washington, 10 Out 2017 (AFP) - A briga diplomática entre Washington e Ancara não afetou até o momento a Otan ou os laços militares dos Estados Unidos com a Turquia, informou o Pentágono nesta terça-feira (10).

Os Estados Unidos dependem em grande medida de uma base aérea em Incirlik, no sul da Turquia, para lançar ataques aéreos contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque.

"A base da Força Aérea turca em Incirlik continua desempenhando um importante papel de apoio à Otan e aos esforços da coalizão", disse o coronel Rob Manning, porta-voz do Pentágono.

"As operações contra o EI da coalizão" em outras instalações do país "estão estreitamente coordenadas e têm o apoio total de nossos parceiros turcos", acrescentou.

A polêmica diplomática veio à tona na semana passada após a detenção de um funcionário turco do consulado americano em Istambul por supostos vínculos com o grupo acusado do golpe de Estado frustrado no ano passado.

Em resposta, os Estados Unidos deixaram de emitir vistos, exceto os de imigração, em suas missões diplomáticas na Turquia, o que levou às missões turcas nos Estados Unidos a responderem com a mesma medida.

wat-sl/oh/gv/jb/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos