Topo

Chefes militares informam Trump sobre opções com Coreia do Norte

10/10/2017 22h05

Washington, 11 Out 2017 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, examinou nesta terça-feira com o secretário de Defesa, Jim Mattis, e seu chefe do Estado-Maior, Joe Dunford, "a gama de opções" disponíveis diante da Coreia do Norte, informou a Casa Branca.

"O relatório e a discussão se concentraram na gama de opções para responder a qualquer forma de agressão da Coreia do Norte e, se necessário, impedir que a Coreia do Norte ameace Estados Unidos e seus aliados com armas nucleares", destacou a Casa Branca.

No sábado, Trump declarou de forma enigmática no Twitter que "apenas uma coisa funcionará" com a Coreia do Norte, sem esclarecer o que seria.

"Os presidentes e seus governos conversam com a Coreia do Norte há 25 anos. Os acordos estabelecidos e os altos valores em dinheiro não tiveram sucesso", tuitou Trump.

"Os acordos foram violados mesmo antes da tinta secar. Lamento, mas apenas uma coisa irá funcionar", disse Trump.

Durante uma recepção na Casa Branca com chefes militares e suas esposas, Trump disse outra frase enigmática: "talvez se trate da calma que precede a tormenta".

Nas últimas semanas, Trump respondeu ao desenvolvimento dos programas balístico e nuclear norte-coreanos ameaçando "destruir totalmente" a Coreia do Norte.