Incêndio na Califórnia transforma bairro em cinzas

Santa Rosa, Estados Unidos, 11 Out 2017 (AFP) - Restou apenas a chaminé em meio à destruição deixada pelas chamas que devoraram a casa de Bárbara Baird e de sua filha, Krysti Campbell, em Santa Rosa, uma das cidades devastadas pelos 17 incêndios que atingem o estado da Califórnia e que já deixaram 15 mortos.

"Estou buscando minhas joias, mas não encontrei nada", disse à AFP Campbell enquanto caminhava sobre os escombros. "Um bombeiro disse que voltará mais tarde com uma peneira".

Campbell, uma mãe solteira de 42 anos, revela que seu filho também está arrasado: "Sua escola queimou e nesta casa ele teve seu primeiro quarto próprio".

Para Baird, que vivia com a filha e o neto na casa, restaram apenas as pantufas e o pijama, após fugir das chamas trazidas velozmente por fortes ventos.

"Agora não tenho mais nada, me sinto vazia, triste. Jamais pensamos que a casa iria queimar assim".

O cenário apocalíptico não é muito diferente do que ocorreu na casa de Yaya Alivereti, que apenas distingue uma máquina de lavar destruída e alguns copos quebrados no que antes era sua cozinha.

"Estamos seguros, estamos vivos, amanhã será outro dia", disse Yaya otimista, apesar da lágrimas no rosto. "Todos estavam em pânico" no momento da evacuação.

Vários veículos queimados permanecem nas ruas desta cidade situada 90 km ao norte de San Francisco, onde uma lanchonete McDonalds e um supermercado K-Mart estão completamente destruídos.

Em um bar, apenas algumas garrafas sobreviveram, de forma surpreendente.

Muitos postes da rede elétrica foram danificados e os cabos caíram.

Em um estacionamento há vários caminhões dos bombeiros aguardando por instruções. "Muito provavelmente para atacar alguns focos" de incêndio, disse Mark Repetto, chefe de uma equipe enviada de Sacramento.

Em um dos muitos albergues habilitados em Santa Rosa, Kathy Ruiz, 74 anos, lembra quando sua filha, carregando o cachorro, chegou a sua casa desesperada para que fugisse com ela.

Ao longo da estrada 101, que vem de San Francisco, dois hotéis de alto padrão estão completamente destruídos.

Sobre uma colina totalmente enegrecida, resta apenas o letreiro do Hilton sobre um muro de pedras. O prédio do hotel está totalmente destruído.

jc-jt/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos