Coalizão de Abe lidera pesquisas no Japão

Tóquio, 12 Out 2017 (AFP) - A coalizão liderada pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, aparece na frente das pesquisas a dez dias das eleições antecipadas de 22 de outubro, segundo diversas sondagens publicadas nesta quinta-feira.

O Partido Liberal Democrata (PLD), de Abe, e seu aliado Komeito (centro) somariam cerca de 300 das 465 cadeiras do Parlamento, de acordo com pesquisas publicadas pela Kyodo News e o jornal econômico Nikkei.

A pesquisa do Nikkei, que entrevistou 78.285 pessoas entre 10 e 11 de outubro, prevê que PLD e Komeito somariam 294 cadeiras no Parlamento, dissolvido em 28 de setembro por Abe.

Apenas o partido de Abe já obteria a maioria absoluta, com 260 cadeiras.

O levantamento realizado para a agência Kyodo revela um resultado similar, e a pesquisa publicada pelo jornal Yomiuri confirma uma "ampla maioria" para a coalizão no poder desde 2012.

As pesquisas revelam que o apoio ao recém-fundado Partido da Esperança, liderado pela prefeita de Tóquio, Yuriko Koike, parece perder força, com a conquista de apenas 60 cadeiras.

Já o Partido Democrata (centro esquerda) deve obter apenas 40 cadeiras, com a fuga de votos para o grupo de Koike, segundo a pesquisa do Yomiuri.

Uma maioria de dois terços no Parlamento permitiria a Abe emendar a Constituição pacifista que rege o Japão.

A campanha está centrada nas políticas econômicas para relançar o crescimento e na ameaça da Coreia do Norte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos