Espanha: queda de avião militar após desfile do feriado nacional (ministério)

Madri, 12 Out 2017 (AFP) - Um avião militar caiu nesta quinta-feira (12) na Espanha após ter participado do desfile do feriado nacional em Madri, declarou à AFP um porta-voz do ministério da Defesa.

"Posso confirmar que um avião caiu", indicou o porta-voz, sem ser capaz de informar se o acidente causou vítimas.

De acordo com a imprensa espanhola, a aeronave caiu perto da base aérea de Los Llanos, nos arredores da cidade de Albacete, 300 km ao sudoeste da capital.

A mídia espanhola afirma que o avião era um Eurofighter, uma aeronave de combate desenvolvida pelo Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha.

Duas aeronaves deste tipo caíram na Espanha em 2010 e 2014. Nas duas vezes, um dos ocupantes morreu no acidente.

A Espanha comemora nesta quinta-feira seu feriado nacional, símbolo da unidade do país, ameaçada pela crise entre Catalunha e Madri.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e o rei Felipe VI, participaram do tradicional desfile militar nas ruas de Madri para comemorar a descoberta da América por Cristóvão Colombo em 1492.

Mas o clima não é de festa na Espanha, confrontado com a sua mais séria crise política desde o retorno da democracia em 1977, quarenta anos atrás, com a vontade dos separatistas na Catalunha de forçar o divórcio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos