Turquia instala "postos de observação" na província síria de Idlib

Istambul, 13 Out 2017 (AFP) - O exército turco anunciou nesta sexta-feira ter iniciado a instalação de "postos de observação" na província síria de Idlib (noroeste) para instaurar uma zona de distensão com o objetivo de acabar com os combates nesta região controlada pelos extremistas.

"No dia 12 de outubro começamos as obras de instalação dos postos de observação", afirmou o Estado-Maior turco em um comunicado. Segundo a imprensa turca, um comboio militar com blindados chegou na quinta-feira à noite à província de Idlib.

Segundo o jornal Hürriyet, 30 veículos blindados que transportam uma centena de soldados turcos, entre eles membros das forças especiais, atravessaram a fronteira durante a noite e o número pode aumentar nos próximos dias.

No dia 8 de outubro, o exército turco iniciou operações de reconhecimento para estabelecer no noroeste da Síria uma das quatro zonas de distensão negociadas por Rússia e Irã, aliadas do regime, e a Turquia, que respalda os rebeldes.

Esta zona de distensão engloba a província de Idlib, a única no noroeste da Síria que escapa do controle do regime de Bashar al-Assad, mas também uma parte das províncias de Hama (centro), Aleppo (norte) e Latakia (oeste).

A guerra na Síria provocou mais de 330.000 mortes e deixou milhões de deslocados e refugiados desde 2011.

gkg-lsb/ezz/erl/ra/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos