Três milhões de americanos transportam uma arma curta diariamente

Miami, 19 Out 2017 (AFP) - Três milhões de pessoas nos Estados Unidos levam consigo um revolver ou uma pistola diariamente, enquanto nove milhões o fazem uma vez ao mês, de acordo com um estudo americano revelado nesta quinta-feira.

A maior parte dessas pessoas são homens americanos, jovens, que vivem no sul do país e dizem que a proteção pessoal é a principal razão para andarem com uma arma de fogo, diz o relatório do American Journal of Public Health.

Este estudo é o primeiro em 20 anos a olhar para o hábito de transportar armas curtas em um país que viveu repetidas vezes ataques a tiros em escolas, shows e locais de trabalho, disseram os pesquisadores.

"É importante analisar o fato de as pessoas carregarem revólveres e pistolas, já que 90% dos homicídios com armas de fogo e crimes não fatais com armas de fogo (...) foram cometidos com uma arma curta", disse o autor principal, Ali Rowhani-Rahbar, professor associado de Epidemiologia na University of Washington School of Public Health.

"O primeiro passo importante é examinar a nível nacional as consequências de se transportar uma arma de fogo por ser uma medida precisa da ocorrência deste comportamento e caracterização daqueles que o realizam".

Os dados são de uma pesquisa nacionalmente representativa de 2015 que avaliou o comportamento de transportar revólveres e pistolas de 1.444 proprietários de armas.

"Comparado com pessoas que têm armas mas não as levam consigo, os que reportaram carregá-las tendem a ser mais novos e, frequentemente, homens que vivem no sul dos Estados Unidos, cresceram em uma família que possuía uma arma, se identificam como politicamente conservadores e possuem mais de um tipo de arma de fogo", mostra o estudo.

A pesquisa descobriu que 80% dos pesquisados que carregam seus revólveres ou pistolas têm permissão para tal.

Dois terços disseram que sempre carregam suas armas ocultas, e 10% revelaram que sempre levam suas armas à mostra.

Alguns proprietários relataram transportar uma arma sem autorização em estados em que isto é ilegal.

Em todo o país, as leis dos estados sobre o porte de armas em geral se tornaram menos restritivas ao longo dos últimos 30 anos, mostrou o estudo.

Os coautores desta análise são procedentes da Harvard School of Public Health, University of Colorado e Northeastern University.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos