Trump dá nota '10' à resposta de seu governo a furacão em Porto Rico

Washington, 19 Out 2017 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu nesta quinta-feira nota '10' à resposta de seu governo em Porto Rico, território americano no Caribe, após a passagem do furacão Maria há um mês, apesar de 80% da população permanecer sem energia elétrica.

Trump defendeu a gestão do governo federal ante o enorme esforço de reconstrução ao se reunir com o governador de Porto Rico, Ricardo Roselló, no Salão Oval.

"Oferecemos tanta ajuda, e tão rápido. Na verdade já estávamos lá antes da chegada da tempestade", disse Trump a jornalistas.

Perguntado sobre como qualificaria a resposta de seu governo em uma escala de 10, Trump respondeu: "Nos dou um 10. Fizemos um grande trabalho".

Roselló, do seu lado, disse que Trump tinha atendido todas as suas solicitações, mas insistiu em que é necessário fazer muito mais para evitar um desastre humanitário.

Trump tinha advertido que a ajuda federal a Porto Rico não seria eterna, mas na quinta-feira indicou que seria possível encontrar uma mistura de subvenções e empréstimos para reconstruir a ilha, especialmente a rede elétrica, que, lembrou, já estava em mau estado antes da passagem de Maria.

O presidente também pareceu suavizar alguns de seus comentários feitos anteriormente, nos que tinha sugerido que os porto-riquenhos eram responsáveis por sua difícil situação.

"Não é culpa das pessoas perderam suas casas, foram devastados", disse.

arb-ad/yow/db

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos