Topo

Corpo encontrado em rio da Argentina é do ativista Maldonado

20/10/2017 23h27

Buenos Aires, 21 Out 2017 (AFP) - O corpo encontrado em um rio do sul da Argentina é do ativista Santiago Maldonado, desaparecido em 1º de agosto em meio a uma violenta operação policial - confirmou seu irmão, Sergio Maldonado, nesta sexta-feira (20).

"Pudemos olhar o corpo. O que reconhecemos foram as tatuagens de Santiago, de modo que estamos convencidos de que seja Santiago", declarou Sergio, na saída do Instituto Médico Legal onde era realizada a necropsia nesta sexta-feira.

O presidente Mauricio Macri se comunicou na noite desta sexta-feira com a mãe de Santiago, informou o ministro da Justiça, Germán Garavano, ao canal de notícias TN.

Pouco depois, Andrea Antico, cunhada de Santiago Maldonado, disse ao canal C5N que o telefonema do presidente irritou a família por ter "chegado um pouco tarde".

"Não podemos acreditar que após 80 dias tenha telefonado, neste momento (...). Com isto estamos ainda mais decepcionados".

Santiago Maldonado, um jovem artesão e tatuador de 28 anos, desapareceu há 81 dias durante a repressão da Gendarmeria (Polícia militar) de um protesto mapuche em reivindicação a terras vendidas ao magnata italiano Luciano Benetton, dono de 900.000 hectares na Patagônia.

Após a confirmação da morte de Santiago, nesta sexta-feira, dezenas de pessoas foram espontaneamente até o necrotério judicial, onde acenderam velas, depositaram flores e deixaram mensagens de alento à família.

Partidos de esquerda se concentraram na Praça de Maio para pedir justiça.

Nas redes sociais o hashtag "Es Santiago" liderava as tendências do Twitter na Argentina.

Na terça-feira, durante um rastreamento ordenado por um juiz, foi encontrado um cadáver no rio Chubut, 300 metros rio acima de onde testemunhas mapuches disseram tê-lo visto pela última vez, quando o ativista fugia dos gendarmes.

O corpo tinha o documento de identidade de Santiago Maldonado e estava com parte de sua roupa, mas a família se negou a confirmar a identidade até não ter o exame de DNA, mas nesta sexta-feira o reconheceu pelas tatuagens.

"O corpo começará a ser periciado. A partir de agora começa a necropsia e em alguns dias sairá o resultado final com as amostras de DNA e a confirmação real", declarou o irmão mais velho de Maldonado.