Ministra francesa da Defesa defende acordo com Irã

Washington, 21 Out 2017 (AFP) - A ministra francesa da Defesa, Florence Parly, defendeu o acordo nuclear com o Irã, durante sua visita de dois dias a Washington.

"De nenhuma forma sairemos do acordo de Viena negociado em 2015 enquanto forem cumpridas todas as condições exigidas ao Irã e que segundo a AIEA (Agencia Internacional de Energia Atômica) estão sendo cumpridas", disse Parly aos jornalistas.

A ministra transmitiu esta mensagem ao general HR McMaster, conselheiro de Segurança Nacional de Donald Trump, no momento em que o presidente americano rejeita "certificar" o acordo sobre o programa nuclear iraniano e pede um endurecimento por parte do Congresso.

Parly transmitiu a mesma mensagem a vários membros do Congresso, particularmente ao senador republicano John McCain.

O futuro das operações militares na Síria após a queda de Raqa e a Coreia do Norte também figuraram na agenda da ministra.

A França, que pede uma solução política negociada para a Síria, tenta formar um "grupo de contato" para colocar na mesa a oposição, representantes do regime de Bashar al Assad, os países membros do Conselho de Segurança, a União Europeia e atores regionais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos