Atentado em Nova York matou cinco argentinos

Buenos Aires, 1 Nov 2017 (AFP) - Cinco cidadãos argentinos morreram e outro ficou ferido no atentado realizado nesta terça-feira em Nova York, informou a chancelaria em Buenos Aires.

Os argentinos vítimas do ataque eram "da cidade de Rosario (300 Km ao norte de Buenos Aires) e integravam um grupo de amigos que celebrava o 30° aniversário de formatura da Escola Politécnica desta cidade", revelou a chancelaria.

O ataque, realizado com uma caminhonete que atropelou pedestres e ciclistas, foi praticado por um homem de origem usbeque que vivia há alguns anos nos Estados Unidos.

"O governo argentino expressa suas mais sinceras condolências pelo falecimento dos cidadãos argentinos Hernán Diego Mendoza, Diego Enrique Angelini, Alejandro Damián Pagnucco, Ariel Erlij e Hernán Ferruchi, ocorrido como consequência do dramático atentado terrorista na tarde de hoje em Nova York".

O ferido foi identificado como Martín Ludovico Marro, que "se encontra internado no Presbiterian Hospital de Manhattan (...) fora de perigo".

O grupo era integrado por 10 argentinos e quatro escaparam ilesos. As vítimas foram atropeladas quando atravessavam uma ciclovia.

"O Consulado Geral segue trabalhando em permanente contato com as autoridades policiais e com o centro médico que recebeu o ferido, assim como os familiares (das vítimas) na Argentina".

A administração do presidente Mauricio Macri comunicou que acompanha "as famílias neste terrível momento de profunda dor, que compartilham todos os argentinos".

O governo "se encontra profundamente abalado pelo falecimento dos compatriotas e trabalha para auxiliar os familiares e amigos das vítimas".

"A Argentina reafirma sua mais enérgica condenação aos atos terroristas e à violência em todas as suas manifestações, e destaca a necessidade de se aprofundar a luta contra este flagelo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos