China revela enorme navio para construir ilhas

  • Xu Congjun/Xinhua

    O navio chinês "Tian Kun Hao" foi apelidado de "criador mágico de ilhas"

    O navio chinês "Tian Kun Hao" foi apelidado de "criador mágico de ilhas"

Pequim, 4 Nov 2017 (AFP) - A China apresentou um enorme navio descrito com um "criador mágico de ilhas", que é a maior embarcação com capacidade de dragar na Ásia, informou a imprensa estatal neste sábado (4).

O navio, capaz de fabricar ilhas artificiais do mesmo tipo que país está criando no disputado Mar da China Meridional, foi apresentado na sexta-feira (3) em um porto da província de Jiangsu (leste), segundo o jornal estatal "China Daily".

A embarcação, que recebeu o nome "Tian Kun Hao", tem capacidade de cavar 6.000 metros cúbicos por hora, o equivalente a três piscinas de medidas padrão, de acordo com o jornal.

O navio é uma versão maior do modelo que a China usava para dragar areia, barro e corais para transformar recifes e pequenas ilhas do Mar da China Meridional em ilhas artificiais com capacidade de abrigar instalações militares.

Após a conclusão dos testes com a embarcação, em junho do próximo ano, o navio será o maior do tipo na Ásia, destacou o jornal, que o apelidou de "criador mágico de ilhas".

A campanha agressiva de Pequim para construir arquipélagos no Mar da China Meridional é um pondo de disputa com os países vizinhos que reclamam parte destas águas.

A China reivindica praticamente todo o mar, pelo qual transitam a cada ano cinco trilhões de dólares em comércio marítimo e sob o qual há a suspeita de que existem grandes reservas de gás e petróleo.

As amplas demandas de Pequim incomodam as reivindicações do Vietnã, Filipinas, Malásia, Brunei e Taiwan. A China já havia indicado a conclusão dos projetos em uma área do mar conhecida como Spratlys.

Mas o centro de pesquisas americano "Asia Maritime Transparency Initiative" informou em agosto que Pequim prosseguia com os trabalhos em parte das águas próximas das ilhas Paracelso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos