Dez detidos em operação antiterrorista na França e na Suíça

Paris, 7 Nov 2017 (AFP) - Dez pessoas foram detidas nesta terça-feira (7) nos arredores de Paris, no sul da França e na Suíça, como parte de uma operação antiterrorista - informaram fontes próximas à investigação.

Estas pessoas faziam parte de um grupo no aplicativo de troca de mensagens Telegram, frequentemente usado pelos extremistas islâmicos, no qual "faziam declarações preocupantes", segundo as fontes, confirmando parcialmente uma informação do jornal Le Parisien.

A operação "visa a esclarecer o contorno dos projetos", acrescentou uma fonte judicial.

Nove pessoas com idades entre 18 e 65 anos - a maioria fichada pela Polícia - foram detidas no sudeste da França e na região parisiense, e uma, na Suíça, disseram as fontes consultadas pela AFP.

Iniciadas em 19 de julho, "as investigações permitiram identificar um indivíduo na Suíça muito ativo nas redes sociais", declarou uma fonte judicial.

Além disso, "comprovaram que ele mantinha contato com indivíduos residentes na França, com quem discutia projetos de ação violenta", explicou a mesma fonte.

O homem preso na Suíça também é ligado a um adolescente de 13 anos, suspeito de preparar um ataque com faca. O adolescente foi preso em 20 de junho.

grd-sde-pta/blb/jk/cr/zm/acc/mr/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos