Democratas derrotam candidatos de Trump em Nova Jersey e Virgínia

Washington, 8 Nov 2017 (AFP) - O democrata Ralph Northam venceu nesta terça-feira as eleições para governador no estado da Virgínia, derrotando o republicano Ed Gillespie, abertamente apoiado pelo presidente Donald Trump, segundo projeções das TVs locais.

De acordo com as projeções, Northam obteve 52% dos votos, contra 47% para Gillespie, em uma eleição na qual o candidato republicano fez campanha seguindo o modelo de Trump nas presidenciais.

Gillespie centrou sua campanha no combate à criminalidade e aos imigrantes ilegais, tal como fez Trump em seu caminho para a Casa Branca.

A ex-candidata presidencial Hillary Clinton e o ex-presidente Barack Obama se envolveram abertamente na campanha de Northam, fazendo da eleição uma batalha entre democratas e republicanos.

O governador em final de mandato da Virgínia, o democrata Terry McAuliffe, declarou que "o medo, a divisão e o ódio não funcionaram".

Em Nova Jersey, os democratas também tiveram sucesso, com Phil Murphy batendo com facilidade o atual governador, o republicano Chris Christie, outro aliado de Trump.

Christie, pré-candidato nas eleições presidenciais de 2016, abandonou a disputa logo no início e chegou a atuar como conselheiro de Trump na reta final da campanha, sendo apontado como um possível membro do gabinete.

bur-ahg/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos