Itália: Justiça investiga irmão de mafioso que agrediu jornalista

Roma, 9 Nov 2017 (AFP) - A Justiça da Itália abriu uma investigação nesta quinta-feira (9) após um repórter da televisão pública italiana RAI ter sido agredido pelo o irmão de um chefe da máfia de Ostia, a praia de Roma.

O jornalista apanhou de Roberto Spada, irmão de Carmine Spada, líder de uma das famílias mafiosas que dominam a área, que cumpre uma pena de 13 anos de prisão por extorsão e violência.

O caso desatou uma onda de indignação em toda a Itália, começando pelo chefe de governo, Paolo Gentiloni, que ligou para o jornalista para expressar sua solidariedade.

Ao fim de uma entrevista sobre o apoio da família Spada ao partido fascista Casa Pound nas polêmicas eleições locais, o mais jovem da família deu uma cabeçada inesperada no repórter, fraturando seu nariz, e depois bateu nele com um porrete.

"Me atingiu porque estava fazendo perguntas sobre Ostia", contou o jornalista, Daniele Piervincenzi, de uma transmissão especializada em investigações.

"É verdade que com o apoio de Spada, o Casa Pound pode mudar a cara de Ostia?", perguntou o repórter.

Esta pergunta suscitou a ira de Spada, já que o Conselho Municipal de Ostia, a praia dos romanos a 20 quilômetros da capital, um distrito de 250.000 habitantes, foi dissolvido há dois anos por estar infiltrado pela máfia.

Além disso, a ultradireita, publicamente fascista, apoiada pela família Spada, alcançou inéditos 9% no primeiro turno das eleições locais de domingo, o que gerou muitas interrogações, já que se trata de um local onde reina a corrupção, a venda de drogas e as barraquinhas ilegais.

"Depois de ter repetido mil vezes que não concedo entrevistas, não aguentei mais", comentou Spada, que foi detido nesta quinta-feira por lesões e violência com método mafioso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos