Baleia morta surpreende banhistas na Praia de Ipanema

Rio de Janeiro, 15 Nov 2017 (AFP) - O surgimento de uma baleia morta surpreendeu nesta quarta-feira banhistas na Praia de Ipanema, Rio de Janeiro, e obrigou autoridades a interditar parte da faixa de areia.

A baleia apareceu morta na beira da praia durante a manhã. Parte da faixa de areia foi interditada para evitar que curiosos entrassem em contato com a carcaça do animal, em decomposição.

"Não dá para saber o que aconteceu. O animal já esta morto há algum tempo, em decomposição já bem avançada, o que torna um pouco difícil a gente dizer qual é a causa da morte do animal", disse à AFP o biólogo do laboratório de mamíferos aquáticos da UERJ Rafael Carvalho.

O especialista faz parte de uma equipe dedicada a remover baleias encalhadas, um incidente relativamente habitual, uma vez que o Rio de Janeiro fica numa região que é zona de passagem de migração destes animais.

O corpo da baleia será removido em um caminhão e levado para um aterro sanitário", indicou o biólogo.

As ondas moviam o corpo encalhado da baleia jubarte, de 14 metros, segundo a medição feita pelos técnicos. Alguns ossos de sua mandíbula se desprenderam e eram vistos sobre a areia úmida.

"É muito raro em Ipanema. Nunca tinha visto assim, tão perto da areia, uma baleia encalhada. A gente gostaria que tivesse dado tempo de salvá-la", lamentou o banhista Mauro Azevedo, 62, que observava o corpo do animal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos