TransCanada fecha oleoduto Keystone por vazamento de petróleo nos EUA

Montreal, 16 Nov 2017 (AFP) - O operador canadense TransCanada anunciou nesta quinta-feira o fechamento provisório de seu oleoduto Keystone, entre Canadá e Estados Unidos, devido a um vazamento de petróleo detectado no estado de Dakota do Sul, centro-norte americano.

Ao menos 5.000 barris de petróleo vazaram no começo do oleoduto por razões ainda desconhecidas, informou a TransCanada em um comunicado.

Uma investigação está sendo feita. A empresa mobilizou suas equipes de emergência no local e contactou as autoridades americanas.

A fuga forçou a TransCanada a fechar seu oleoduto Keystone, de 4.324 km de comprimento e que une a província de Alberta (oeste) aos terminais de petróleo de Cushing, em Oklahoma, e de Patoka, no Illinois.

Meses atrás, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou a construção do polêmico oleoduto de Keystone XL, que tinha sido vetado por seu antecessor, Barack Obama.

Com Keystone XL, TransCanada busca duplicar o fluxo de petróleo atual, de 830.000 barris por dia, e conectar de um modo mais direto às zonas petrolíferas de Alberta e Texas, no sul dos Estados Unidos.

jl/kal/val/cd/cc

TransCanada

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos