Topo

Venezuelano que cantou para o Papa morre por falta de medicamentos

Em Caracas

17/11/2017 13h41

Um venezuelano lembrado por ter cantado, quando criança, ao papa João Paulo 2º morreu por falta de medicamentos para tratar uma insuficiência renal, informaram nesta sexta-feira fontes próximas.

Adrián Guacarán faleceu na quinta-feira à noite aos 44 anos ao não conseguir um medicamento que necessitava para controlar o acúmulo de líquidos decorrente de sua doença, disse um funcionário do Parlamento, onde o cantor trabalhava há uma década.

Ele havia dado entrada no hospital Domingo Luciani, centro de saúde público no leste de Caracas.

"Saudações a todos. Eu, ADRIÁN GUACARÁN, solicito com urgência ALDACTONE DE 100 MG (...). Deus lhe pague", escreveu o venezuelano em 6 de novembro em sua última mensagem no Twitter.

Guacarán cantou a música 'El Peregrino' a João Paulo 2º durante sua visita à Venezuela em 1985. Tornou-se um dos símbolos da passagem do pontífice pelo país, emocionando a hierarquia da Igreja Católica, que o recebeu posteriormente no Vaticano.

A Venezuela, declarada em default parcial pelas agências financeiras Standard & Poors e Fitch pelo pagamento atrasado de sua dívida externa, sofre uma severa crise econômica caracterizada pela escassez de alimentos básicos e medicamentos.

Segundo a Federação Farmacêutica, o desabastecimento de medicamentos chega a 90% e 95% no caso de doenças crônicas.