PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Time de futebol sérvio veste camisa com o rosto de Ratko Mladic

27/11/2017 16h25

Belgrado, 27 Nov 2017 (AFP) - Um partido político regional solicitou nesta segunda-feira (27) punição contra um time de futebol amador do norte da Sérvia, cujos jogadores vestiram camisas em homenagem ao criminoso de guerra Ratko Mladic no último fim de semana.

"Uma vergonha para o Kabel Novi Sad - clube do qual os jogadores fazem parte - para o futebol, para Vojvodina (norte da Sérvia) e para o esporte em geral", afirmou a Liga dos Social Democratas da região de Vojvodina (LSV), cuja principal cidade é Novi Sad.

Em um comunicado, este partido regional exigiu punição para deixar claro que "a promoção do ódio e dos crimes não será tolerada" em Novi Sad, a terceira maior cidade do país.

Além disso, no domingo, durante partida contra o Cukaricki, torcedores do Estrela Vermelha, um dos clubes mais populares da Sérvia, cantaram o nome de Ratko Mladic, condenado em 22 de dezembro à prisão perpétua pelos crimes cometidos durante a guerra da Bósnia (1992 -95), noticiou a imprensa local.

Nem o Kabel Novi Sad nem o Red Star puderam ser contactados para comentar os fatos. A Federação Sérvia de Futebol respondeu à AFP que emitirá uma declaração se houver necessidade de responder.

O ex-líder militar dos sérvios da Bósnia, Ratko Mladic, conhecido como o "Açougueiro dos Bálcãs", foi condenado na quarta-feira passada à prisão perpétua por genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra cometidos há mais de duas décadas na ex-Iugoslávia.

A guerra deixou cerca de 100 mil mortos e 2,2 milhões de deslocados entre 1992 e 1995.

bur-ljv/ng/pm/mr/mvv

Internacional