Topo

Senadores americanos apresentam plano de reconstrução para Porto Rico e Ilhas Virgens

28/11/2017 16h15

Washington, 28 Nov 2017 (AFP) - Os senadores americanos Bernie Sanders e Elizabeth Warren, ambos do Partido Democrata, apresentaram nesta terça-feira (28) um projeto de lei de US$ 146 bilhões para reconstruir Porto Rico e as Ilhas Virgens.

Em uma coletiva de imprensa no Senado, Sanders lembrou que mais de dois meses após os estragos causados pelos furacões Irma e Maria, a situação em Porto Rico e nas Ilhas Virgens "é inaceitável".

"Metade da população, todos cidadãos americanos, ainda está sem eletricidade, e muitos têm dificuldade em obter água potável", declarou Sanders, que no ano passado disputou a indicação democrata à eleição presidencial.

"Isso está acontecendo com cidadãos americanos, cidadãos do país mais rico do mundo", afirmou o legislador.

De acordo com a Sanders, o projeto de lei de 169 páginas não pretende pagar os danos causados pelos dois furacões em Porto Rico e nas Ilhas Virgens, mas "reconstruir" toda sua infra-estrutura.

O projeto de lei propõe a reconstrução das redes de energia e água potável, bem como a recuperação dos serviços de saúde e a preparação de abrigos para futuras catástrofes naturais, sem forçar esses dois territórios a assumirem ainda mais dívidas.

"Nós não podemos simplesmente reconstruir Porto Rico e as Ilhas Virgens do jeito que eram. Temos que criar uma economia forte e sustentável", disse Sanders.

Por sua vez, Warren argumentou que a lei proporcionará a ajuda que os habitantes desses dois territórios "precisam desesperadamente".

Enquanto isso, a senadora Kirsten Gillibrand observou que Porto Rico e as Ilhas Virgens sofreram "um dos piores desastres que o nosso país experimentou, e o Congresso fez apenas o mínimo".

O projeto de lei, no entanto, tem um futuro difícil, já que as duas câmaras do Congresso são controladas pelo Partido Republicano, que se opõe a um programa substancial de reconstrução desses dois territórios.

No início de novembro, o governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, pediu ao Congresso um pacote de ajuda de US$ 94 bilhões.