Papa pede a políticos latino-americanos para serem 'mártires' pelo bem comum

Cidade do Vaticano, 1 dez 2017 (AFP) - O papa Francisco pediu aos políticos latino-americanos que entendam a política como uma "grande forma de caridade" e que sejam "mártires" de causas pelo "bem comum" das nações.

O pedido do papa argentino foi feito por uma mensagem de vídeo enviada por ocasião da reunião de políticos latino-americanos em Bogotá, na Colômbia, que acontece de 1º a 3 de dezembro.

O encontro é promovido pelo Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e pela Pontifícia Comissão para a América Latina.

"A política é, antes de tudo, serviço", disse Francisco.

"Não é serva de ambições individuais, tampouco patroa, que pretende reger todas as dimensões da vida das pessoas, inclusive recaindo em formas de autocracia e totalitarismo", frisou.

"Pode-se afirmar que o serviço de Jesus - que veio servir, e não ser servido - e o serviço que o Senhor exige de seus apóstolos e discípulos é análogo ao tipo de serviço que se pede aos políticos. É um serviço de sacrifício e de entrega, a ponto de, às vezes, podermos considerar os políticos como 'mártires' de causas para o bem comum de suas nações", explicou.

O pontífice latino-americano reconheceu que precisa de "uma boa e nobre política" em toda América Latina e os convidou a lidar com grandes desafios, como a pobreza.

"Por acaso não precisamos enfrentar problemas e desafios de grande magnitude? Em primeiro lugar, a custódia do dom da vida em todas as suas etapas e manifestações", lembrou.

"A América Latina também tem a necessidade de um crescimento industrial, tecnológico, autossustentado e sustentável, junto com políticas que enfrentem o drama da pobreza e que apontem para a equidade e inclusão, porque não é verdadeiro o desenvolvimento que deixa multidões desamparadas e continua alimentando uma escandalosa desigualdade social", destacou.

Do encontro participam cerca de 70 políticos e 20 bispos e cardeais dos diferentes países latino-americanos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos