Topo

Israel bombardeia instalações nos arredores de Damasco

04/12/2017 22h04

Beirute, 5 dez 2017 (AFP) - Aviões israelenses voltaram a bombardear nesta segunda-feira (4) áreas próximas a Damasco, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), dois dias depois de ataques israelenses contra a mesma região.

"Os aviões israelenses atacaram a região de Jamaraya, situada perto de Damasco e que compreende um centro de pesquisas científicas e armazéns de armas do regime e de seus aliados", disse à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH. O objetivo exato não pôde ser identificado por enquanto.

Em Damasco, o correspondente da AFP ouviu uma forte explosão.

"Nossa defesa aérea bloqueou um ataque de mísseis israelenses contra uma das nossas posições na província de Damasco e atingiu três de seus objetivos", informaram veículos estatais sírios.

No sábado, segundo o OSDH, mísseis israelenses atingiram "posições do regime sírio e de seus aliados" a sudoeste de Damasco e as explosões puderam ser ouvidas inclusive na capital.

A defesa aérea síria interceptou e destruiu pelo menos dois mísseis israelenses que se dirigiam a "uma posição militar" na província de Damasco, noticiou a agência oficial Sana.

Perguntado pela AFP, um porta-voz do Exército israelense não fez qualquer comentário.

Desde o começo da guerra na Síria, em 2011, Israel acompanha com atenção a evolução da situação no país vizinho. O Estado hebreu tenta não se envolver no conflito, ao mesmo tempo em que ataca pontualmente posições do regime sírio ou comboios de armas enviados ao Hezbollah, de acordo com seus interesses.

Israel e Síria se encontram oficialmente em estado de guerra há décadas. As relações são tão tensas que o regime sírio recebe o apoio do Hezbollah e do Irã, outro grande inimigo de Israel.