Topo

Incêndio florestal nos arredores de Los Angeles deixa ao menos um morto

Zhao Hanrong/Xinhua
Imagem: Zhao Hanrong/Xinhua

Em Santa Paula, Estados Unidos

05/12/2017 21h47

Mais de mil bombeiros lutavam nesta terça-feira (5) contra um enorme incêndio florestal que atinge o sul da Califórnia, deixando um morto, milhares de evacuados e mais de 150 casas e lojas destruídas.

O corpo de bombeiros de Ventura, um condado ao norte de Los Angeles, informou que mais de 27.000 pessoas abandonaram suas casas, fugindo do incêndio, que já devastou 18.200 hectares na região.

As condições climáticas são "extremas" e "os ventos podem lançar bolas de fogo rapidamente (...) Prevemos cinco dias assim", disse o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, em sua conta do Twitter.

O incêndio, denominado "Thomas Fire", atingiu na terça-feira todo o norte de Los Angeles em espessas nuvens de fumaça, enquanto que as cinzas que cobriam as ruas da metrópole californiana dificultaram a respiração em alguns lugares.

Outros dois incêndios começaram nesta terça-feira, um denominado "Creek", que já destruiu cerca de 4.450 hectares, e o outro "Rye Fire", por enquanto reduzido.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência em Ventura, o que lhe permitirá mobilizar recursos para combater o fogo, que já "danificou infraestruturas sensíveis, destruiu centena de casas e provocou a evacuação de moradores".

Rápido avanço do fogo

Os incêndios provocaram caos nas vias do norte de Los Ángeles, com engarrafamentos gigantescos, caminhões-cisterna por todas partes e algumas rodovias fechadas.

"A fumaça dos incêndios devastadores se estenderá sobre uma zona vasta", alertaram no Twitter os bombeiros de Ventura, cuja parte costeira tem uma população de 100.000 habitantes.

Nesta zona, uma pessoa morreu depois que seu carro capotou quando fugia do fogo, informou o chefe do Corpo de Bombeiros, Mark Lorenzen, em uma coletiva de imprensa na noite de segunda-feira.

O serviço meteorológico nacional (NWS) indicou que os ventos de Santa Ana, de até 80 km/h, intensificaram a ação do fogo.

"As perspectivas de contê-lo não são boas", acrescentou Lorenzen. "A verdade é que será a mãe-natureza que decidirá quando poderemos apagá-lo".

As autoridades indicaram que mais de mil bombeiros de Ventura combatem esse incêndio, que começou na segunda-feira à noite perto de uma autoestrada, antes de dirigir-se à cidade de Santa Paula, onde aconteceram os estragos mais impactantes.

A força das chamas gerou imagens apocalípticas, algumas parecidas a uma erupção vulcânica.

Fora de controle

O NWS emitiu uma "bandeira vermelha" de alerta na maioria dos condados de Los Angeles e Ventura até a quinta-feira, acrescentando que nos próximos dias se verá "a mais forte e longa duração dos ventos de Santa Ana que se viu na temporada".

"Caso se produza um incêndio haverá a possibilidade de um deslocamento muito rápido" e "um comportamento extremo do fogo que poderá ameaçar vidas e propriedades", acrescentou o serviço meteorológico.

A companhia provedora de eletricidade da região informou que 180.000 clientes em Ventura e 83.000 no condado de Santa Bárbara estavam sem luz.

Para complicar o cenário, outro incêndio começou nas primeiras horas de terça-feira no condado de Los Angeles, tomando rapidamente mais de 1.600 hectares na região de San Fernando.

As autoridades locais advertiram sobre a presença de fumaça e uma limitada visibilidade, e sugeriram aos residentes das áreas afetadas que liguem o ar condicionado e mantenham janelas e portas fechadas.

Neste estado, os incêndios estão "fora de controle", lamentou Eric Buschow, do gabinete do comissário de Ventura, citado pela imprensa local.

O ano de 2017 foi o mais violento por incêndios florestais: mais de 40 pessoas morreram em uma dezena de incêndios que devastaram uma zona dos vinhedos na Califórnia em outubro.