Deputados americanos votam contra proposta de impeachment de Trump

Washington, 6 dez 2017 (AFP) - A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos rejeitou nesta quarta-feira (6) uma proposta de pedido de impeachment do presidente Trump, apresentado por um congressista democrata.

A votação, de 364 a 58, afastou a resolução do democrata liberal Al Green para iniciar os processos de impeachment contra o presidente republicano. O voto não foi sobre o impeachment, mas sobre a apresentação da proposta.

Green usou o chamado "movimento privilegiado" para forçar uma votação sobre o assunto. Todos os republicanos se opuseram à moção, juntamente com 126 democratas.

Nancy Pelosi, líder da minoria da casa, disse que seria importante permitir que comitês do Congresso investigassem a interferência russa nas eleições dos EUA e um possível conluio de Moscou com a campanha Trump.

"A investigação do procurador especial também avançam, e esses inquéritos devem ser autorizados a continuar", acrescentou, referindo-se a Robert Mueller.

Green introduziu em outubro procedimentos de impeachment, mas forçou a votação na quarta-feira.

"Eu amo meu país. Por essa razão, trarei propostas de impeachment para votação na Câmara dos Deputados", escreveu Green em uma carta aos colegas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos