Topo

China acusa drone indiano de ter sobrevoado seu território

07/12/2017 07h51

Pequim, 7 dez 2017 (AFP) - A China denunciou nesta quinta-feira a "violação" de sua soberania territorial por um drone indiano que sobrevoou seu país antes de cair, informou a agência estatal Xinhua, que citou um comunicado do exército.

"Recentemente, um drone indiano 'invadiu' o espaço aéreo chinês e caiu. Este ato constitui uma violação da soberania territorial da China. Expressamos nosso forte descontentamento e nossa oposição", declarou o Estado-Maior da região de defesa Oeste, sem precisar o lugar e a data exata do incidente.

"Cumpriremos rigorosamente com nosso dever e defenderemos firmemente a soberania e a segurança de nosso país", advertiu no comunicado o general Zhang Shuili, comandante segundo da zona de defesa.

Os guardas fronteiriços chineses identificaram o aparato, acrescentou o comunicado, que não informou sobre a natureza do drone, encontrado no chão.

Os dois gigantes asiáticos, rivais, protagonizaram um pequeno embate há poucos meses por uma divergência fronteiriça no Himalaia, quando soldados indianos bloquearam a construção de uma estrada em uma área disputada. As tropas de ambos os países se retiraram em agosto.

O comandante em chefe do exército indiano disse depois que seu país devia preparar-se para a guerra.

China e Índia se enfrentaram durante um breve conflito fronteiriço em 1962.