Topo

Janela de helicóptero militar dos EUA cai em escola no Japão

Governador de Okinawa Takeshi Onaga mostra foto com a janela de metal que caiu de helicóptero militar dos EUA em uma escola em Ginowan, Okinawa - Kazuki Sawada/Kyodo News via AP
Governador de Okinawa Takeshi Onaga mostra foto com a janela de metal que caiu de helicóptero militar dos EUA em uma escola em Ginowan, Okinawa Imagem: Kazuki Sawada/Kyodo News via AP

Em Tóquio

13/12/2017 07h34

A janela de um helicóptero militar americano caiu sobre o campo de esportes de uma escola do Japão, nesta quarta-feira (13) - anunciou o Exército dos EUA, pedindo desculpas por esse "lamentável" incidente que pode alimentar a oposição a sua presença no arquipélago.

O episódio aconteceu em uma escola perto de Futenma, na ilha de Okinawa, ao sul.

O Exército americano disse levar a situação "muito a sério", acrescentando que uma investigação foi aberta.

"É um incidente lamentável e apresentamos nossas desculpas pela ansiedade causada aos habitantes", completou a corporação.

O incidente ocorreu dois meses depois de um helicóptero militar americano ter-se incendiado durante a aterrissagem em Okinawa.

"Esse tipo de incidente preocupa não apenas as pessoas da escola, mas também todos os habitantes de Okinawa e não deveria acontecer nunca", declarou o porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga.

Cerca de 47 mil soldados americanos estão estacionados no Japão. Mais da metade dele permanece no arquipélago de Okinawa, cuja presença provoca mal-estar na população.

okinawa  - Okinawa Times/Kyodo News via AP - Okinawa Times/Kyodo News via AP
Peça que caiu do helicóptero militar dos EUA no campo de uma escola em Okinawa, Japão
Imagem: Okinawa Times/Kyodo News via AP